Cruzeiro do Sul

Cruzeiro do Sul
Astronomia

sexta-feira, 5 de julho de 2013

PROGRAMA DE ÊXITO: DICAS PARA UM REUNIÃO DE CLUBE




INTRODUÇÃO




Muito têm se perguntado: por quê um programa? Na realidade, esta é a maior necessidade de um clube de Desbravadores.
Alguns diretores, ao saírem para a reunião ainda não sabem o que farão na mesma. Geralmente improvisam, terminam fazendo tudo sozinho sem a participação da Diretoria. Um Clube assim está fadado ao fracasso.
As crianças precisam sentir definição, organização, firmeza e propósito em seus líderes. Qualquer diretoria que se preze deve se apresentar ante o Clube com um programa concreto, alvos estabelecidos, métodos discutidos, rumos definidos.
Programar é prever e dizer com antecedência o que será feito. O programa é um mapa que orienta, uma linha que encurta distâncias e uma alavanca que move! Um programa possibilita estabelecer prioridades. Permite avaliar o que foi feito e o que está em andamento. Une o grupo. Conscientiza, inspira confiança em toda a Igreja e motiva os participantes em geral.
De forma clara e mais simples possível, oferecemos esta pequena apostila esperando que a mesma lhe ajude a montar o programa do seu Clube. Estamos abertos a sugestões. Se você tiver uma idéia que ajude a melhorar este material, entre em contato conosco.
















Por Onde Começar

É fácil organizar um bom programa. Primeiramente você deve responder algumas perguntas simples, e pronto!!! Você já começou!

POR QUÊ realizar tal coisa? (propósito, objetivo).
COMO? (método a ser usado)
QUANDO? (data)
QUEM? (equipe e pessoas envolvidas na execução do programa).
COM QUEM? (meios, finanças)
O QUÊ? (o evento, programa ou trabalho a ser realizado)
ONDE? Local onde será realizado o evento.

A diretoria deve ser convocada, as unidades consultadas e tudo deve ser posto no papel. Algo prático, simples e realizável, mas com algum desafio também. Lembramos que a principal função do Diretor do Clube se resume na sigla P D S.
P LANEJAR
D ELEGAR
S UPERVISIONAR
Planejar é prever com antecedência o que será feito. Delegar é dividir as responsabilidades e a autoridade. É não ficar fazendo tudo sozinho, mas dar uma tarefa para CADA PESSOA da direção. Supervisionar é acompanhar o desenvolvimento do programa, avaliando se tudo está saindo conforme o planejamento e fazer as alterações que se fizerem necessárias.

Montando o Programa

Ao se organizar um programa a diretoria deve considerar alguns fatores:
1. Verificar o que se pretende realizar durante o período
2. Verificar também o que os próprios desbravadores desejam fazer. Usamos por vezes o método de fazer uma pesquisa para “sentir” o que a garotada espera da reunião do Clube. Geralmente prezam muito por programas de ordem sociais e físicas. Você deve mesclar com as atividades espirituais e mentais.
3. Verificar os acontecimentos do calendário da Igreja (denominacional) e o secular (datas comemorativas e feriados). Tais como: Dia do Desbravador, Batismo da Primavera, Dia da Pátria, Dia da Bandeira, Finados e outros.
4. Verificar a época mais propícia para acampamentos (alguns preferem as férias. Meses de janeiro, fevereiro e julho)
5. Lembre-se que os desbravadores apreciam surpresas, variações, realizações, ação e recreação.
6. O programa deve girar em torno das CLASSES REGULARES, CLASSES AVANÇADAS, ESPECIALIDADES SIMPLES E ESPECIAIS. Clube que não trabalha dentro do programa das Classes e Especialidades, pode ser qualquer outra coisa, menos Clube de Desbravadores. Este é o programa principal. Costumo dizer que não precisamos inventar nada, para dar atividade ao Clube, basta trabalhar com as Classes e Especialidades.
7. Consultar o Coordenador Regional, e se possível, Estadual. Eles poderão dar boas sugestões para o programa.
8. Ter em mãos e seguir a programação geral para os desbravadores elaborada pelo campo local (Associação ou Missão). Se possível, ter também em mãos o programa da União.
9. Desenvolver um programa bem equilibrado, não olvidado nenhuma das principais áreas: caráter, projetos missionários e comunitários, habilidade de acampar, natureza, artes manuais, saúde e segurança.
10. Escolher um tema para o ano e/ou para o trimestre.

Quantidade ou qualidade

Já estive em regiões onde os desbravadores se reuniam três vezes por semana. A reunião do domingo, uma no sábado outra no meio da semana. Por outro lado, há clubes que se reúnem apenas aos domingos e de quinze em quinze dias. Qual o melhor? Duas ou doze reuniões por mês? Você já observou a reação dos pais quando o desbravador está constantemente dispensando tempo para o clube? Já percebeu que os que mais se reúnem nem sempre são os que têm resultados mais significativos? Certa feita estive em uma reunião onde foi gasto 45 minutos só para a abertura. Se isso fosse proporcional às outras atividades, este clube precisaria no mínimo de 36 reuniões por mês.

Três em quatro ou seis em oito

Esta é uma sugestão que funciona da seguinte forma: dos quatros domingos do mês, em apenas três deles há reuniões. O 4º seria aquela folga para o desbravador sair com a família, e para a diretoria, especialmente o diretor ter um “time”. Neste domingo, não há atividade relacionada com desbravadores. Não é para reuniões com diretoria, de unidades ou semelhantes. É FOLGA!!
Dos três domingos restantes, dois seriam para reuniões regulares (na sede) e a terceira seria fora do local convencional. Assim haverá possibilidade de oferecer sempre algo novo. Esta reunião é para atividades externas tais como caminhadas, acampamentos, passeios, visitas a museus e zoológicos, etc.
Para a reunião semanal do domingo é aconselhável um período de duas horas, de preferência pela manhã. Voltaremos a isso quando estivermos detalhando o programa da reunião semanal.
E agora? Apenas três reuniões por mês É aqui que estava o segredo, que agora não é mais, porque vou te contar!
Você faz também reuniões aos sábados. No mesmo esquema. Uma folga (deve coincidir com o domingo), duas na sede e uma fora. É claro que o programa do sábado seria diferente! Por exemplo, na reunião externa seria uma boa ocasião para atividades sabáticas tais como recolher e identificar flores, visitar hospitais e asilos, ajudar a distribuir folhetos, e quando não houver uma atividade especial, procure um local com uma linda paisagem onde você pode desenvolver as atividades espirituais das Classes e Especialidades finalizando com aquele pôr-do-sol inesquecível!

Reunião Semanal

O maior desequilíbrio que se tem verificado na reunião semanal é que alguns fazem uma única atividade quando poderiam fazer diversas. Um Clube que se reúne apenas para fazer nó ou só para exercícios de ordem unida ainda não entendeu como funciona o programa semanal. E a situação é mais difícil quando este mesmo Clube faz esta atividade sem direcioná-la para as Classes e Especialidades.
Quando o programa semanal é atraente e descontraído funcionando dentro de um sistema, dificilmente os desbravadores aparecerão só quando houver acampamento ou saídas. Estarão presentes também na reunião semanal. Ademais, é um ótimo antídoto contra possíveis problemas de indisciplina. A sugestão a seguir é fruto mais de experiência do que de leitura.

SEJA PONTUAL ! ! !

Cada um que participará da reunião deverá ter um esboço. O oficial do dia é responsável para controlar o tempo.



Reunião Semanal (domingo) Data ___/___/___

HORA ATIVIDADE RESPONSÁVEL
15´antes Momentos prévios Capitães
09:00 Abertura Oficial do Dia
09:15 Ordem Unida Instrutor (es)
09:30 Cantinho da Unidade Conselheiros
09:50 Programa Principal Instrutor (es)
10:30 Recreação Responsáveis
10:45 Avisos Secretário (a)
10:50 Encerramento Oficial do Dia

Reunião Semanal (sábado) Data ___/___/___

HORA ATIVIDADE RESPONSÁVEL
14:45 Oração Voluntário
14:50 Concurso Bíblico Capelania
15:00 Momento de louvor Capelania ou unidade
15:15 Oração A escolher
15:20 História A escolher
15:30 Classe Bíblica Capelania
15:50 Classes Regulares Monitores
16:05 Jogo Bíblico Indivíduo ou Unidade
16:20 Encerramento Capelania

Conclusão

No espaço para se colocar o responsável por cada atividade é sempre bom colocar o nome da pessoa. Por falar em espaço, é indispensável que aquele que lidera tenha alta consideração às pessoas. Tanto as que serão beneficiadas pelo programa quanto aqueles que fazem acontecê-lo. Confie nelas. Elogie o trabalho que desenvolvem. O objetivo final de todo programa é a salvação de pessoas.
Agora que o programa do Clube já está feito, que tal uma cópia para a Associação/Missão, uma no mural da igreja, uma na sala do clube e outra pra os pais? Assim todos saberão que atividades estão acontecendo nas Reuniões dos Desbravadores, e dirão: “Puxa vida, este ano nosso Clube está organizado! Senti firmeza!”


FONTE
http://www.mjovem.org.br/ja/download/download.php?cod_arquivo=237

12 comentários:

  1. Gostei bastante,bem proveitoso ...parabéns CDAH

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante,bem proveitoso ...parabéns CDAH

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, prático e eficiente. legal

    ResponderExcluir
  4. Muito bom,bastante organização,bem elaborado,parabe parabéns

    ResponderExcluir
  5. Gostei, porém preciso do programa mais detalhado, estou começando agora. Queria fazer parte de um grupo de watzap para aprender mais. Valeu

    ResponderExcluir
  6. Queria um cronograma mais específico

    ResponderExcluir
  7. Queria um cronograma mais específico

    ResponderExcluir
  8. Mto bomm o texto,esclareceu mta coisa!!

    ResponderExcluir
  9. Gostei, muito obrigado, vou tentar botar em prática.

    ResponderExcluir
  10. Gostei,muito obrigado, vou tentar botar em prática.

    ResponderExcluir