Cruzeiro do Sul

Cruzeiro do Sul
Astronomia

sábado, 27 de julho de 2013

IGREJA ADVENTISTA DE BATTLE CREEK


Primeira casa de Ellen White


Esta foi a primeira casa adquirida pela família White, construída em Wood Street, Battle Creek em 1857. As adições de cada lado foram feitas mais tarde para acomodar as crianças em crescimento e também os pais idosos que vieram para viver com Tiago e Ellen.

Foto: AC: EGWRC
harpia



A harpia (Harpia harpyja), também chamada gavião-real, gavião-de-penacho, uiruuetê, uiraçu, uraçu, cutucurim3 e uiraçu-verdadeiro, é a mais pesada e uma das maiores aves de rapina do mundo, com envergadura de 2,5 metros e peso de até 10 quilogramas.Ambos os sexos têm uma crista de penas largas que levantam quando ouvem algum ruído. Como as corujas, elas têm um disco facial de penas menores que pode focar ondas sonoras para melhorar suas capacidades auditivas. A harpia possui, como principais características físicas, olhos pequenos, um longo topete, a crista com duas penas maiores e uma cauda com três faixas cinzentas, que pode medir até 2/3 do comprimento da asa.
Esta ave da família Accipitridae possui asas largas e redondas, pernas curtas e grossas, e dedos extremamente fortes, com enormes garras, capazes até de levantar um carneiro do chão. Sua cabeça é cinza, o papo e a nuca, negros, e o peito, a barriga e a parte de dentro das asas, brancos. Tem entre 50 a 90 centímetros de altura, uma envergadura de até 2,5 metros e um peso variando entre 4 e 5,5 quilogramas quando macho e entre 6 e 9 quilogramas quando fêmea.
As harpias são predadores tremendamente eficazes, com garras mais compridas do que as de um urso-cinzento. É uma águia adaptada ao voo acrobático em ambientes florestais de espaços fechados. Elas se aproximam morfologicamente (não se sabe se filogeneticamente) de várias outras aves de rapina tropicais de grande tamanho adaptadas à caça de grandes animais arborícolas como macacos, preguiças, lêmures etc., tais como a águia-coroada africana, a águia-das-filipinas e a águia-da-nova-guiné. Todas essas são chamadas de "águias-pega-macaco" em suas localidades de origem devido ao grande porte, que coloca animais maiores, como macacos, em seu cardápio.
O habitat principal são as florestas tropicais e a espécie se dispersa geograficamente do México à Bolívia, na Argentina e em grande parte do Brasil, notadamente no Amazonas, vivendo em árvores altas, dentro de vasta mata, onde constrói seus ninhos. Habitava as matas brasileiras de forma abrangente. Hoje, pode ser encontrado na Amazônia e visto raramente na Mata Atlântica. Na região amazônica da Guiana, onde foi bem estudado, verificou-se que é um predador sobretudo de mamíferos.
É pássaro nacional e está desenhada no brasão do Panamá. Está desenhada no brasão de armas do estado do Paraná, no Brasil. É o símbolo do Museu Nacional, no Rio de Janeiro. É também símbolo e estampa o escudo da tropa de elite da Polícia Federal do Brasil, o Comando de Operações Táticas. Faz parte do símbolo do 4º Batalhão de Aviação do Exército Brasileiro. Denomina um esquadrão da Força Aérea Brasileira, o 7º/8º Esquadrão Harpia. É o designativo das aeronaves do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo. É o animal em que foi baseada o personagem Fawkes, a fênix, do filme Harry Potter e a Câmara Secreta. É capaz de exercer uma pressão de 42 kgf/cm² (4,1 MPa ou 530 lbf/in²) com suas garras.
Pode erguer mais de 3/4 de seu peso. As garras da harpia são tão fortes que são capazes de esmigalhar um crânio humano. É a águia mais pesada da atualidade e a águia-das-filipinas é a única águia viva que se compara a ela em tamanho. Entretanto, a extinta águia-de-haast da Nova Zelândia era aproximadamente 50% maior do que ela. Dá nome ao projeto de inteligência artificial mantido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados. Em 15 de janeiro de 2009, nasceu um filhote de harpia no Refúgio Biológico de Itaipu. Com 100 gramas de massa, é o primeiro filhote a nascer com sucesso em cativeiro no sul do Brasil.6

O majestoso escorpião imperial





O escorpião imperador ou escorpião imperial (Pandinus imperator) é uma espécie nativa da África. O imperador é uma das maiores espécies de escorpião no mundo, com adultos tendo em média 20 cm de comprimento. No entanto, uma espécie de escorpiões chamada Heterometrus swammerdami, detém o recorde de ser o maior escorpião do mundo com 23 cm de comprimento.

O seu tempo de vida varia geralmente de 5-8 anos, quando mantidos em cativeiro, mas provavelmente tenha uma vida curta no seu estado selvagem. O seu tamanho, sua baixa toxicidade, e o seu tempo de vida tornam este escorpião o mais popular no comércio de animais, o que torna a espécie ameaçada de extinção. Na natureza, o escorpião imperador se alimenta principalmente de cupins. Em cativeiro, eles prontamente se alimentam de grilos, baratas e larvas. Eles são também conhecidos por comerem pequenos ratos e lagartos.

O escorpião imperador, como a maioria dos escorpiões, é tímido e recluso. Se lhe for dada uma escolha ele vai passar a maioria do seu tempo em seu esconderijo, só se aventurando para a caça. Quando ele se sente acuado, ele entrará em uma “postura de ameaça”. Ele inicia a sua postura de ameaça, se virando para o inimigo, mantendo as garras abertas, e arqueando a cauda e ferrão sobre suas costas. Se o assédio continuar provavelmente ele dará uma picada, mas também pode “beliscar” com suas garras. A pinça é surpreendentemente poderosa e a picada, apesar de baixa toxidade, tem vários efeitos sobre os seres humanos, alguns não relatam nenhum problema, enquanto outros sofrem dor severa. O veneno do escorpião contém uma toxina chamada imperatoxin .

CARTAZ DE ESPECIALIDADES DE DESBRAVADORES

ESPECIALIDADE DE ARACNÍDEOS ; aranhas

ESPECIALIDADE DE ARACNÍDEOS



Ordem: Acarina
Classe: Arachnida
Filo: Arthropoda


As aranhas são artrópodes e dividem-se em 3 subordens: Mygalomorphae, Araneomorphae e Mesothelae. As espécies mais importantes no Brasil pertencem aos gêneros Lycosa, Latrodectus, Loxosceles e Phoneutria, representadas pelas tarântulas ou aranhas-de-jardim, viúvas-negras, aranhas-marrons e armadeiras, respectivamente.
Existem mais de 35 mil espécies de aranhas no mundo, dos mais variados tamanhos e grau de veneno, mas poucas causadoras de acidente.

DESCRIÇÃO E BIOLOGIA
As aranhas variam muito de tamanho, a caranguejeira é a maior espécie, pode chegar a até 30 cm de comprimento. Habitam ambientes diversos, exceto lugares frios, inclusive áreas urbanas, o que facilita a ocorrência de acidentes. Existe apenas uma espécie aquática, Todas as espécies produzem veneno, que é indispensável para caça e digestão do alimento, são carnívoras e alimentam-se de insetos e pequenos invertebrados; algumas espécies de caranguejeiras da Amazônia são capazes de predar roedores e pequenos pássaros.
Seu corpo é dividido em cefalotórax (prossoma) e abdome (opistossoma). Na região frontal do cefalotórax existe um par de palpos (semelhante às pernas, porém menores), que possui função sensorial e de manipulação de alimento; um par de quelíceras que carrega os ferrões entre os palpos (utilizados para inoculação do veneno) e 4 pares de patas, não possui antenas. Podem possuir até 8 olhos simples, porém esse número pode variar (para menos) de acordo com a espécie. Também apresentam dimorfismo sexual, machos e fêmeas são diferentes, as fêmeas são sempre maiores.

CICLO DE VIDA
A reprodução das aranhas é sexuada. Apresentam dimorfismo sexual e presença de bulbo copulador nos machos (localizado nas extremidades dos pedipalpos). Os ovos são fertilizados no momento da postura e ficam armazenados numa espécie de bolsa elaborada com fios de seda, denominada ooteca. A fêmea permanece junto à ooteca até o momento da eclosão. Em muitas espécies, após a eclosão dos ovos, os filhotes permanecem no dorso da mãe até sofrerem a primeira ecdise. As aranhas sofrem ecdises durante seu desenvolvimento até chegarem à maturidade, e algumas fêmeas de caranguejeiras sofrem ecdise anualmente, mesmo depois de adultas. O tempo de vida varia para cada espécie, desde alguns meses até alguns anos.

PRINCIPAIS ESPECIES E DANOS
Os danos mais graves ao ser humano estão relacionados à picadas, principalmente provocadas por aranhas-marrons. O Brasil possui quatro principais tipos de aranhas venenosas, classificadas como de interesse médico, e a soroterapia é ministrada como antídoto à picada. As aranhas de teia e as caranguejeiras não representam tanto perigo ao homem, as primeiras, por não provocarem acidentes, não serão descritas a seguir. Porém, vale citar que elas possuem hábitos sedentários, permanecem em sua teia que serve de armadilha para captura de alimento, já que seu veneno tem pouca potência.


ARANHAS CARANGUEJEIRAS - Varias Especies
As caranguejeiras são as maiores da ordem, podendo chegar a 30 cm de envergadura. Habitam ambientes diversos. Seu veneno é pouco potente e não são agressivas, assumindo postura defensiva apenas se molestada. Seu interesse médico está relacionado aos pelos que recobrem seu corpo e são liberados no ar ao sentirem-se ameaçadas, formando uma espécie de nuvem que pode provocar alergia e grande irritação no trato respiratório, muitas vezes causando sensação de asfixia.









ARANHA ARMADEIRA


Aranha armadeira Aranha armadeira
São as mais agressivas. Apresentam coloração acinzentada ou castanho-escura, com pares de manchas ao longo do dorso do abdome. Chega a 17 cm de envergadura e salta a uma distância de até 40 cm. Não fazem teia. Seu ataque é feroz, desferindo várias picadas seguidas e injetando veneno em cada uma. Habitam vários ambientes, inclusive residências.







ARANHA DE JARDIM OU TARANTULAS


Aranha de jardim ou tarântula Aranha de jardim ou tarântula
Chega a 5 cm de envergadura. Possui coloração acinzentada com mancha negra em forma de seta no dorso do abdome e seu veneno é pouco potente. De hábitos diurnos, vive próximo à residências e piscinas, em jardins e pastos, o que facilita acidentes. As fêmeas carregam a ooteca presa ao abdome.





VIÚVA NEGRA


Viúva Negra Viúva Negra
Possui coloração preta com mancha vermelha no abdome. A fêmea mede de 2,5 cm a 3 cm e o macho apenas alguns milímetros. Seu nome advém do fato da fêmea, na maioria das vezes, devorar o macho após o acasalamento. Vive em teias que constrói sob vegetação rasteira, arbustos e barrancos e, embora cada uma viva em sua própria teia, é comum formar-se um aglomerado. Em geral, seu veneno é extremamente potente e mortal. A espécie brasileira não oferece perigo aos seres humanos, tanto que não se produz soro para este tipo de acidente no país.





ARANHA MARROM


Aranha marrom Aranha marrom
Possui cefalotórax mais achatado. De tamanho pequeno, não ultrapassa 2,5 cm de envergadura, com pequena presença de pelos e sua coloração é castanha. Tem hábitos noturnos e são muito comuns dentro de residências, escondendo-se atrás de quadros, móveis, entre as roupas usadas (principalmente nos lugares mais suados e com odor mais forte). Não faz teia, mas forra seu abrigo com um tapete pegajoso de seda.
A aranha-marrom é conhecida por causar os piores envenenamentos, já que seu veneno destrói as células sangüíneas, destruindo tecidos e provocando necrose. Como seu veneno tem efeito anestésico, a vítima só se dá conta e procura ajuda médica com os sintomas já avançados.






fonte: http://clubegideao.blogspot.com.br/2011/08/aracnideos-parte-iii-aranahas.html

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Amor de mãe salva filhote - Pantera x Urso

segunda-feira, 8 de julho de 2013

DICAS DE ORDEM UNIDA E A ESPECIALIDADE


A especialidade de ordem unida pede:

1 - Explicar 5 objetivos ou mais da Ordem Unida
Apresentar os Desbravadores
Deslocar em perfeita ordem
Desenvolver Reflexos e Disciplina
Promover atividade de recreação Sadia
Desenvolver o trabalho em equipe.

2 - Definir alguns termos usados na Ordem Unida
Formação - É a disposição regular dos desbravadores em linha ou coluna.
Linha - É a disposição de desbravadores um ao lado do outro.
Fileira - É a formação de linha, mas todos voltados para a mesma frente.
Intervalo - É o espaço entre dois desbravadores da mesma fileira.
Coluna - É a disposição de desbravadores um atrás do outro independente da distância.
Fila - É a coluna organizada.
Distância - É o espaço entre dois desbravadores, quando um está atrás do outro.
Cobrir - Comando dado para tomar a correta distância, esticando a mão esquerda próxima ao ombro do desbravador da frente.
Base - É o desbravador que fica na frente da coluna da direita. A marcha será regulada por ele.
Cadência - É o número de passos executados por minuto nas marchas em passo acelerado e passo ordinário.

3 - Explicar as ações de cada uma das ordens a seguir:
Atenção, Descansar - Comando de alerta para os desbravadores que estão na posição de SENTIDO ou A VONTADE entrarem na posição de DESCANSAR, onde a mão esquerda segura o punho direito atrás das costas e o pé esquerdo afasta-se cerca de 50cm.
Marcar Passo, Passo Acelerado, Sem Cadência - Comando que os desbravadores executam a partir da posição SENTIDO ou em MARCHA, mantendo a mesma cadência da marcha ordinária porém sem sair do lugar, depois rompem marcha acelerada e depois do comando SEM CADÊNCIA, não respeita-se mais a quantidade de passos por minuto do passo ordinário nem do passo acelerado.
Continência, Apresentar armas - Pelo manual do exército brasileiro, ao comando de APRESENTAR ARMAS, a pessoa presta continência dobrando o cotovelo e encostando a ponta do dedo indicador e do dedo médio na fronte pelo lado direito.
Frente para a Direita/Esquerda, Coluna à Direita/Esquerda - Na posição de descansar o desbravador sá um salto, sem juntar os pé ou soltar as mãos e vai para a posição ordenada. *** Vamos consultar o significado da segunda parte e atualizaremos esta informação***.
4 - Executar corretamente os movimentos básicos a seguir:
Alto - parar a marcha ou passo indo para a posição de sentido. O instrutor dará o comando quando o pé esquerdo estiver no chão, então o pé direito toca o chão e levanta novamente (1° passo) o pé esquerdo toca o chão e fica (2° passo) o pé direito junta-se com o pé esquerdo e as mãos batem na perna no mesmo instante (3° passo).
Descansar - segurar o punho direito com a mão esquerda nas costas e deslocar a perna esquerda cerca de 50cm.
Esquerda Volver - na posição de sentido, levantar a ponta do pé esquerdo e o calcanhar direito e girar os apoios dos pés no chão para a esquerda e trazendo o pé direito junto ao esquerdo voltando para a posição de sentido.
Direita Volver - fazer o procedimento invertido de esquerda volver.
Apresentar Armas - ***Não sei se é padrão, mas faço: Bíblia com a mão esquerda no meio do peito e mão direita prestando continência***.
Posição para Oração - Na posição de descansar, a mão esquerda segura o punho direito pela frente. Na posição de sentido faz-se mesmo procedimento com as mãos.
Olhar para a Direita - Girar apenas a cabeça para o lado direito.
Olhar para a Esquerda - Girar apenas a cabeça para o lado esquerdo.
Meia volta Volver - na posição de sentido, levantar a ponta do pé esquerdo e o calcanhar direito e girar os apoios dos pés no chão pela esquerda e movimentando o pé direito junto ao esquerdo voltando para a posição de sentido.
Frente para a retaguarda - Na posição de descansar, dar um salto mantendo a abertura da perna e não soltando as mãos, girando o corpo para trás sempre pela esquerda. Ao tocar o chão solta o grito: RÁ.
Prestar Continência - Braço direito, dobrando o cotovelo e encostando a ponta do dedo indicador e do dedo médio na fronte pelo lado direito.
Fora de Forma - Rompe a marcha com o pé esquerdo e sair da formação bem rápido gritando o nome do clube ou unidade.

5 - Executar corretamente os movimentos a seguir:
Marcar Passo - Marchar no mesmo local, começando pelo pé esquerdo (116 passos por minuto).
Em frente Marche - Romper marcha pelo pé esquerdo, com passo ordinário (116 passos por minuto).
Pela direita contra/Marcha - *** Vou pesquisar ***
Pela esquerda contra/Marcha - *** Vou Pesquisar ***
Coluna Direita (Com coluna de 3 ou 4) - *** Vou pesquisar - A formação vai girando para o lado desejado, mantendo o alinhamento sendo que o ultimo desbravador da coluna da direita fica marcando passo, apenas girando o corpo de acordo com o andar da formação.
Coluna Esquerda - *** Vou pesquisar - A formação vai girando para o lado desejado, mantendo o alinhamento sendo que o ultimo desbravador da coluna da esquerda fica marcando passo, apenas girando o corpo de acordo com o andar da formação.
Marchar para trás - Os passos da marcha são executados de ré.
Alto - mesmo procedimento do item 4.

6 - Explicar e demonstrar como usar, exibir e cuidar da bandeira nacional, incluindo como dobrá-la adequadamente.
A bandeira nacional deve ser hasteada de manhã e se não houver iluminação noturna ela deve ser arriada à tarde. Devem estar em condições adequadas para serem exibidas. Podem ser colocadas a frente do pelotão em desfiles, sendo a do Brasil na frente. Desfraldada sobre a cabeça de uma autoridade em reuniões em lugares fechados. A bandeira do Brasil deve estar sempre ao centro quando disposta com outras ou à frente em locais que passe apenas uma delas, se estiver em mastros deve estar acima das outras ou, no mínimo, na mesma altura, se disposta com mais uma apenas, deve ficar a direita.
Dobra-se da seguinte maneira:

DICAS DE ORDEM UNIDA 1


Apresentação de Ordem Unida - Dicas

O que devo fazer para criar uma apresentação com evolução de ordem unida?

Em primeiro lugar, Ore e peça ajuda a Deus.

Agora planeje:

Escreva numa folha de papel a disposição dos desbravadores ( 2 ou 3 fileiras... formando um quadrado 4 colunas com 4 desbravadores...)

Apresente os movimentos básicos, uma marcha e no final a evolução.

exemplo, escreva uma sequência de movimentos no papel e pratique sempre a mesma sequência:

- Clube formado em 4 colunas de 4 desbravadores;

- Começa na posição de sentido;

- "Atenção Clube, Cobrir e Alinhar"

- "Firme"

- "Esquerda Volver"

- "Meia Volta Volver"

- "Direita Volver"

- "Descansar"

- "Frente para a esquerda"

- "Frente para a direita"

- "Sentido"

- "Marcar Passo"

- "Alto, marcar passo"

- "Alto, marcar passo"

- "Alto, descansar, sentido, marcar passo"

- "Alto, descansar, sentido, marcar passo"

- "Alto"

- "Em frente Marche"
- " Alto, descansar, sentido, cobrir, firme, descansar, sentido!"

... invente bastante coisas, se possível o n° de comandos (palavras ditas) sequenciais deve ser ímpar: 1, 3, 5, 7, 9, 531... sendo que o comando inicial é dado quando o pé esquerdo do desbravador toca o solo, o segundo comando quando o pé direito toca o solo, o terceiro comando quando o esquerdo toca o solo e assim por diante.
Agora é só dar sua sequência de acordo com os movimentos básicos.

Evolução:

Deve ser alguma coisa que tem a ver com o nome do clube ou da unidade, ex.:
Clube Órion: Faça uma sequencia de movimentos para os desbravadores assumirem um modelo da constelação, cada desbravador no lugar de uma estrela.
Unidade Cisne: Coloque os desbravadores em uma coluna e estes vão se posicionando numa formação em V "que os pássaros usam)

Lembrando que para assumir a posição desejada deve ser usado movimentos básicos de ordem unida e marcha com cadência.
obs.: Se possível use o grito de guerra do clube ou da unidade no meio da evolução. E anote sempre no papel a sequencia da evolução e a disposição dos desbravadores.

Treine bastante: Ordem Unida é Disciplina

Escotismo - Basico sobre Nós, Amarras e pioneirias- Jornal do Bunker esp...

Nós e Amarrações - Parte 01: Nós de fixação - CSALT 2011 CBMGO

NÓS E AMARRAÇÕES (HD)

O Diabo no banco dos réus

CLUBE DE DESBRAVADORES ESTRELAS DA FÈ

CLUBE DE DESBRAVADORES ESTRELAS DA FÈ


ESPECIALIDADE DE Modelagem e Fabricação de Sabão







1. Que ingredientes são usados para fazer o sabão?
O sabão é basicamente uma mistura de sais de sódio e ácidos apraxos provenientes de substâncias graxas: sebo, amendoim, coco, calma, oliva, etc.

2. Qual é a diferença entre o sabão e o detergente?
O detergente é uma substância que purifica, ele é um tipo de sabão, afinal também serve para limpar. Porém o sabão a que se referimos é o sabão de pedra mais utilizado em outra ocasiões, como lavar roupa a mão.

3. O que causa a ação limpadora do sabão?
A incrível ação limpadora que se encontra no sabão é por causa da química que encontramos nele.
4. Escrever ou contar uma história sobre a origem e histórico do sabão.
O sabão surgiu no momento em que homem percebeu que nem só de água podiam se lavar nossas sujeiras, então teve a idéia de criar algo para que tudo pudesse se tornar mais limpo. A partir dessa origem faça sua história!

5. Mencionar sete tipos de sabão.
Sabão em pedra, Sabão líquido, Sabão em pó, Sabonete, Detergente, Shampoo e Condicionador.

6. O que é a espuma?
Conjunto de bolhas que se formam à superfície de um líquido que se agita, se fermenta ou que se ferve.

7. Esculpir um objeto numa barra de sabão.
Item prático.



8. Decorar uma barra de sabão para dar de presente.
Item prático.

9. Fazer uma cena a partir de sabão batido, usando pelo menos três cores.
Item prático.

Como se faz Pipas!! @EquipeArtCeu

ESPECIALIDADE DE PIPAS




1. Quando foram inventadas as pipas? Qual a primeira vez que alguém empinou uma pipa? Citar pelo menos três maneiras através das quais as pipas ajudaram pesquisas científicas, e contar como cada uma delas afetou o mundo em que vivemos. Contar a história de Benjamim Franklin e sua pipa.

2. Mencionar algumas formas pelas quais as pipas podem ser utilizadas hoje em dia.

3. Explicar resumidamente como as pipas ficam no ar.

4. Defina os seguintes termos:



a. pipa



b. linha


c. vento bom


d. estirante
e. rabiola

f. armação
g. carretel

5. Qual é uma causa comum das pipas apresentarem defeitos?

6. O que deveria ser feito quando uma pipa não para de dar voltas enquanto está sendo empinada?

7. Por que, às vezes, é necessário ter uma rabiola na pipa?

8. Conhecer pelo menos três regras de segurança para empinar pipas.

9. Conhecer como enrolar a linha num pedaço de pau. Saber emendar a linha com o nó de pescador.

10. Fazer dois tipos diferentes de pipas e empiná-las.

“Jesus Ama Você” I CAMPORI REGIONAL SIOUX & APACHES 14 a 17 de novembro de 2013 CATRES – Guarapari/ES Manual





Inscrições
Valor da inscrição: R$50,00. (Desbravador e Diretoria ). Valor da inscrição: R$50,00. (Clube). Está incluso dois prêmios para cada Clube escrito.
Quantidade mínima de Desbravadores por clube para participar do evento: 10. (O Campori será realizado por clube, e, não por unidade).
Cada clube tem direito a duas cozinheiras grátis.
Não aceitamos inscrições de Desbravadores avulsos, somente por clube.
Período de inscrição: Até o dia 1 de setembro: R$50,00. De 2 de setembro até o dia 30 de setembro: R$55,00. De 01 de outubro até o dia 15 de outubro: R$60,00.
Os clubes que pertencem as REGIÕES SIOUX e APACHES efetuar suas inscrições com o seu distrital.
Para os clubes que pertencem a OUTRAS REGIÕES, OUTRAS ASSOCIAÇÕES, OUTROS ESTADOS, deverão efetuar suas inscrições em forma de deposito bancário, na seguinte conta:
Banco do Brasil
Agência: 1241-6
Conta corrente número: 20.521-4
Nome: Elia Vieira Martins de Souza
( Enviar por E-mail: regiaosioux@hotmail.com o comprovante de deposito)
Os portões estarão abertos para receber os Clubes para montagem do acampamento, a partir das 14:00h da quinta-feira, do dia 14 de novembro.
A abertura oficial terá inicio as 21:00h de quinta-feira, do dia 14 de novembro.
Enceramento as 12:00h do domingo, dia 17 de novembro.
Associação Sul Espírito Santense
Objetivos do I CAMPORI REGIONAL SIOUX & APACHES 2013
“Jesus Ama Você”
1. Levar o clube a desenvolver suas Habilidades por meio de atividades simples e que estão contidos na filosofa do Ministério dos Desbravadores
2. Levar cada desbravador a uma maior amizade com o líder Jesus;
3. Inspirar juvenis e líderes para o serviço a Deus, conservação da natureza e serviços práticos à comunidade;
4. Proporcionar aos Clubes a oportunidade de adquirir experiência;
5. Realizar uma avaliação geral dos Clubes;
6. Fortalecer as capacidades mentais, físicas e espirituais através dos eventos;
7. Ensinar a cada desbravador a conviver em harmonia e sem rivalidade com outros
Clubes.
Informações gerais
A área do Campori será coordenada por uma equipe de segurança. Haverá um coordenador e uma equipe de disciplina atuando durante o Campori, com a finalidade de manter a boa ordem e informar aos líderes as ocorrências havidas. Todo o Clube deve ser relembrado de nossos princípios de comportamento. Os horários das programações serão rigorosamente respeitados, de modo que todo Clube deverá estar presente nos locais convocados.
O clube deverá estar sempre junto. Desbravador circulando sozinho implicará na perda de pontos.
Não será permitido o namoro.
Não deverá haver movimentação na área após o toque de silêncio.
Não será permitido o uso de qualquer aparelho de som.
O vestuário usado durante o evento deve ser próprio para um encontro de Desbravadores, conforme os padrões da decência e modéstia cristã. Será proibida a circulação de roupas estilo camuflado. Os Diretores devem preparar os seus clubes para usar os uniformes conforme a solicitação do Campori.
Não deverão ser usadas joias de espécie alguma, bandanas ou coisas do gênero.
Não será permitida a circulação sem camisa durante o evento.
Não deve haver reações exageradas ou desrespeitosas durante os momentos de louvor ou músicas especiais (colabore e oriente enfaticamente seu Clube neste sentido).
Nenhum Desbravador poderá se ausentar do local do Campori sem a autorização da administração do Campori.
Os rapazes deverão usar o cabelo curto.
Qualquer desobediência será avaliada pela coordenação de disciplina.
Não será permitido o uso de apitos, tambores, flautas, buzinas ou outros aparelhos sonoros; Apontadores laser, bastões ou latas de fumaça, lúmen ou flash, centelhas de ouro ou outros componentes pirotécnicos durante os cultos.
O uso de lanternas perturbando as projeções será considerado infração de disciplina.
Senhor Diretor, não deixe o seu clube ficar fazendo ordem unida em horários impróprios. Isto poderá ser motivo de disciplina. Quanto ao uso de energia elétrica nas cozinhas do Campori, e vendo a preocupação de alguns diretores de clubes quanto à conservação de alimentos, foi tomada a seguinte decisão:  O Clube poderá utilizar a energia elétrica desde que;  Utilize seus equipamentos (extensões, fita isolante, conectores, etc.).  Seja um adulto a fazer as instalações.  É permitido o uso de aparelho eletrodoméstico, mas não de aparelho sonoro. Quando o responsável pela infraestrutura e fiscalização for fazer a devida vistoria, (ele não vai fazer instalações), somente verificar a segurança e pontuar. Qualquer item não mencionado ou omisso nesse manual será decidido pela Comissão Administrativa do Campori. (CAC)
Classificação dos clubes
a) 5 estrelas.-------------------------------------------------------------------3000 a 4300 pontos
b) 4 estrelas.-------------------------------------------------------------------2500 a 2999 pontos
c) 3 estrelas.-------------------------------------------------------------------2001 a 2499 pontos
d) Participação.-------------------------------------------------------------------até 2000 pontos
Gerais
1. Todos os pré-requisitos se referem ao ano de 2013. Nenhum requisito cumprido com
data anterior poderá ser relatado.
2. Cada pré-requisito tem a explicação mínima do que se é proposto fazer.
3. Qualquer observação sobre pontuação deverá ser feita por escrito. Nenhum assunto
de pontuação ou dúvidas de eventos será discutido verbalmente.
Pré-requisitos
• Cadastrar o clube na Secretaria On-Line incluindo todos os membros e preenchendo a ficha médica e todos os demais questionários
• Fazer o seguro anual que deve ser apresentado no primeiro relatório trimestral.
Trimestralidade
Este ano a mensalidade também será efetuada trimestralmente gerando boleto na Secretaria On-Line.
Pontuação:
Por trimestre 25 pontos
1. Trimestre - Jan/Fev/Mar. 25 pontos
Data ____/___/____ Ass. ASES ________________
2. Trimestre- Abr/Mai/Jun. 25 pontos
Data ____ /___/____ Ass. ASES _________________
3. Trimestre Julho/Ago/Set. 25 pontos
Data ____/____/____ Ass. ASES _________________
4. Trimestre- Out/Nov/Dez. 25 pontos
Data ____/____/_____ Ass. ASES __________________
Pontos possíveis 100 Pontos
Pontos alcançados _____________ pontos
_________________________
Assinatura
Secretária
Este ano o relatório será trimestral e será somente na Secretaria On-Line (SOL) enviado a partir do vigésimo dia do terceiro mês do trimestre sendo considerado em dia até o ultimo dia do trimestre e podendo ser enviado no máximo até o final do primeiro mês do próximo trimestre como segue abaixo:
Pontuação:
Relatório em dia 25 Pontos
Relatório atrasado 10 Pontos
1. Trimestre janeiro, fevereiro e março. Enviar de 20/03 a 30/04.
Data ______ /_____ /_________ Ass.ASES_________________________
2. Trimestre abril, maio e junho. Enviar de 20/06 a 30/07.
Data ______/____/_________ Ass. ASES__________________________
3. Trimestre julho agosto e setembro. Enviar de 20/09 a 30/10.
Data ______/____/_________ Ass. ASES__________________________
4. Trimestre outubro, novembro e dezembro. Enviar de 01/12 a 10/12.
Data ______/____/_________ Ass. ASES__________________________
Pontos possíveis 100 Pontos
Pontos alcançados _____________ pontos
_________________________
Assinatura
Planejamento
O clube deve apresentar ao seu regional o planejamento anual com todas as datas de
atividades, eventos, reuniões de pais, reuniões regulares, etc. conforme modelo a apresentado pela coordenação.
Pontuação:
Apresentar até o final de fevereiro 100 pontos
Apresentar após esta data 50 pontos
Pontos possíveis 100 Pontos
Pontos alcançados ___________ pontos
_____________________
Assinatura ASES
Seguro Anual
O clube deverá fazer o seguro anual de todos os membros do clube através da secretaria on-line.
Pontuação:
Realizar até o final de março 100 pontos
Realizar após esta data 50 pontos
Pontos possíveis 100 Pontos
Pontos alcançados _________________ pontos
____________________
Assinatura ASES
Região
Participação nos eventos e atividades do Distrito e Região.
Pontuação:
1. Participação do clube no Distrito 100 pontos
Distrital assinar a partir do dia 01/10/2013 Ass. Distrital _________________
2. Participação do clube na Região 100 pontos
Regional assinar a partir do dia 01/10/2013 Ass. Regional_________________
Pontos possíveis 100 Pontos
Pontos alcançados __________________ pontos
______________________
Ass. Regional
Aceitação de Lenço
Realizar pelo menos uma Aceitação de lenço.
Pontuação:
1. Aceitação em 2013 100 pontos.
Data aceitação ____ /____/____ Ass. Distrital _________________.
Pontos possíveis 100 Pontos
Pontos alcançados __________ pontos
_________________________
Assinatura regional
Classes
Realizar a investidura de pelo menos 60% das crianças do clube nas classes.
.
Classes: amigo / Companheiro / Pesquisador / Pioneiro / excursionista / guia
Cada Classe já possui seus requisitos mínimos a serem cumpridos para a conclusão do mesmo.
O clube precisará apresentar ao Regional os requisitos para validação da pontuação deste.
Pontuação:
Total de crianças no Clube: _____Total de crianças investidas: ________
1. Investidura 200 pontos.
Data investidura _____ /____/____ Ass. Distrital _______________.
2. Investidura de Líder 50 pontos. (bônus) Ass. Regional _____________
Data investidura ____ /____/_____
____________________________
Ass.ASES
Pontos possíveis 250 Pontos
Pontos alcançados ______________ pontos
___________________________
Assinatura Regional
Especialidades
Aplicar e investir pelo menos 4(quatro) especialidades para o clube, uma em cada trimestre . Cada Classe já possui seus requisitos mínimos a serem cumpridos para a conclusão do mesmo. O clube precisará apresentar ao Regional os requisitos para validação da pontuação deste.
Pontuação:
1º trimestre Especialidade ___________________________ 50 pontos
Data investidura ___/___ /___ Ass. Distrital___________________.
2º Trimestre Especialidade __________________________ 50 pontos
Data investidura ___/___/___ Ass. Distrital __________________.
3º trimestre Especialidade ___________________________ 50 pontos
Data investidura ____/___/____ Ass. Distrital___________________.
4º trimestre Especialidade _________________________ 50 pontos
Data investidura ____/____/____ Ass. Distrital _________________.
Pontos possíveis 100 Pontos
Pontos alcançados ______________ pontos
_____________________________
Assinatura Regional
Capelania
Dia mundial dos Desbravadores
Realizar a celebração do dia mundial dos desbravadores em sua igreja.
Pontuação:
Realizar a comemoração 100 pontos
Data do programa ___/___/___ Ass. Ancião. ____________________
Pontos possíveis 100 Pontos
Pontos alcançados _____________ pontos
_____________________________
Assinatura Regional
Ano Bíblico
O clube deve estar fazendo o ano bíblico para juvenis. .
Pontuação:
Total de crianças no Clube: _______ Total que concluiu: _______
Pontos possíveis 100 Pontos
Pontos alcançados _____________ pontos
_____________________________
Assinatura Regional
Teremos um concurso bíblico; O BOM DE BÍBLIA. Será realizado em quatro etapas. Cada Diretor deverá preparar um Desbravador para representar o seu clube. O campeão ganhará um premio do I Campori Regional Sioux & Apaches “Jesus Ama Você”.
Batismo de Primavera
O clube deverá trabalhar em prol de levar pelo menos duas pessoas ao batismo, sendo desbravadores ou familiares dos mesmos.
Pontuação:
Batismo da primavera 2013.
1. Nome da pessoa batizada
____________________________________________________.
Data do batismo ___/___/____100 Pontos Ass. Pastor______________.
2. Nome da pessoa batizada
____________________________________________________.
Data do batismo __/___/___ 100 Pontos Ass. Pastor_________________.
Pontos possíveis 200 Pontos
Pontos alcançados ________ pontos
_____________________________________
Assinatura Regional
Batismo no Campori
O clube deverá trabalhar em prol de levar pelo menos (1) uma pessoa ao batismo, sendo desbravadores ou familiares dos mesmos, no batismo que será realizado no I Campori Regional Sioux & Apaches “Jesus ama você”.
Pontuação:
Batismo do Campori Regional Sioux & Apaches “Jesus ama você”
Nome da pessoa batizada
____________________________________________________.
Data do batismo ___/___/____500 Pontos
Ass. Pastor—————————————————.
Pontos possíveis 500 Pontos
Pontos alcançados ________ pontos
_____________________________________
Assinatura Regional
Acampamento
Realizar acampamento com o clube em 2013, que não seja evento de distrito, região ou Associação, em que os desbravadores (crianças de 10 a 15 anos) cozinhem e façam sob a orientação do conselheiro todas as refeições.
Pontuação:
Realizar acampamento 100 pontos.
Data do Acampamento ___/___/______ Ass. Distrital_________________.
Pontos possíveis 100 Pontos
Pontos alcançados _______ pontos.
_____________________________________
Assinatura Regional
Quadro de Nós
Montar um quadro e leva-lo ao campori, contendo os seguintes nós:
1. Simples 2. Cego 3. Direito 4. Cirurgião 5. Lais de guia 6. Lais de guia duplo
7. Escota 8. Catau 9. Pescador 10. Fateixa 11. Volta do fiel 12. Nó de gancho 13. Volta da ribeira 14. Ordinário
Pontuação:
Montagem do quadro 100 pontos
Pontos possíveis 100 Pontos
Pontos alcançados ________ pontos
___________________________________________
Assinatura Regional
Ação Social
Cesta básica
Trazer 5 cestas básicas conforme a lista. No I Campori Regional Sioux & Apaches “Jesus ama você”, faremos um trabalho social e todo alimento arrecadado será doado através de uma parceria com a ADRA.
Item Qtde Produto peso
01 1 ARROZ --------------------------------------- 5 kg
02 1 FEIJAO ---------------------------------------1 kg
03 1 MACARRAO ESPAGUET------------------500 gr
04 1 FARINHA DE TRIGO-----------------------1 kg
05 1 SAL REFINADO-----------------------------1 kg
06 1 FARINHA DE MANDIOCA----------------1 kg
07 1 FUBA------------------------------------------500 gr
08 1 OLEO DE SOJA -----------------------------900 ml
09 1 POLPA DE TOMATE-----------------------260 gr
10 1 ERVILHA EM CONSERVAS--------------- 200 gr
11 1 PÓ PARA GELATINA-----------------------0,85 gr
12 1 BISCOITO -------------------------------------200 gr
13 2 ACUCAR ----------------------------------------1 kg
Pontuação:
1º Cesta básica__________________________ 100 pontos
Data da entrega ___/___/___ Ass. Distrital __________________.
2º Cesta básica__________________________ 100 pontos
Data da entrega___/___/___ Ass. Distrital __________________.
3º Cesta básica__________________________ 100 pontos
Data da entrega ___/___/___ Ass. Distrital __________________.
4º Cesta básica__________________________ 100 pontos
Data da entrega ___/___/___ Ass. Distrital __________________.
5º Cesta básica__________________________ 100 pontos
Data da entrega ___/___/___ Ass. Distrital __________________.
Pontos possíveis 500 Pontos
Pontos alcançados ______________ pontos
_____________________________
Assinatura Regional
Saúde
O clube deverá possuir sua própria maleta de primeiros socorros, que será inspecionado durante o I Campori Regional Sioux & Apaches 2013. A caixa deverá ser composta por:
 Soro fisiológico.
 Protetor solar.
 Micripore.
 Esparadrapo.
 Termômetro digital.
 Aparelho medidor de pressão digital (opcional).
 Aparelho de glicemia (Opcional).
 Bolsa térmica ( 1unidade).
 Algodão.
 Repelente.
 Álcool 70%.
 Mertiolate spray.
 Band AID.
 Cotonetes.
 Gaze.
 Ataduras (tamanho M).
 Agulhas 40X12 (10 unidades).
 Seringa 10ml ( 4 unidades).
 Própolis.
 Pomada analgésica (Gelol ou outro).
 Ficha de saúde de cada membro.
 Deverá conter também medicamentos específicos para Desbravadores com necessidades especiais prescritos por seu médico.
Pontos possíveis 100 Pontos
Pontos alcançados ______________ pontos
_____________________________
Assinatura Regional
Uniforme de Gala
Inspeção do uniforme de gala será feita no I Campori Regional Sioux & Apaches “Jesus ama você”.
Considera-se completo:
 Sapato.
 Meia preta masculina e meia branca feminina ¾.
 Calça / saia.
 Cinto oficial.
 Camisa.
 Lenço.
 Emblemas na posição correta.
 Faixa, quando houver especialidades.
Pontuação:
100% do clube com uniforme completo----------------------100 pontos. 75% do clube com uniforme completo-------------------------65 pontos. 50% do clube com uniforme completo-------------------------30 pontos. Menos de 50%------------------------------------------------------0 pontos
Pontos possíveis 100 Pontos
Pontos alcançados ______________ pontos
_____________________________
Assinatura Regional
Uniforme de Atividades
Inspeção do uniforme de atividades será feita no I Campori Regional Sioux & Apaches “Jesus ama você”.
Considera-se completo:
 Calça Oficial ou jeans.
 Camisa oficial da associação.
 Tênis ou bota.
 Lenço para os aceitos.
Pontuação:
100% do clube com uniforme completo----------------------100 pontos. 75% do clube com uniforme completo-------------------------65 pontos. 50% do clube com uniforme completo-------------------------30 pontos. Menos de 50%------------------------------------------------------0 pontos
Pontos possíveis 100 Pontos
Pontos alcançados ______________ pontos
_____________________________
Assinatura Regional
Inspeção de Cozinha
Seguir os princípios de uma alimentação saudável e nutritiva, dentro do regime ovolactovegetariano com um cardápio rápido e fácil de preparar, primando pela
criatividade e bom gosto.. Não será permitido alimento cárneo.
As divisões das áreas de cozinha devem ser feitas de lona com identificação da cozinha com o nome do Clube. O cardápio deverá estar à vista.
Ter na área de cozinha:
 Lixeiras seletivas.---------------------------------------------------------------20 pontos
 Dispensa para os alimentos.------------------------------------------------20 pontos
 cardápio deverá estar à vista.----------------------------------------------20 pontos
 Avental e toca para as cozinheiras.----------------------------------------20 pontos
 Ter a mangueira de gás e registro dentro do prazo de validade ------20 pontos
 Organização e à segurança das cozinheiras e dos Desbravadores-----50 pontos.
A pontuação será proporcional aos acertos. Haverá inspeção durante todo o Campori.
Pontuação:
1º dia de inspeção__________________________ 150 pontos
Data da inspeção___/___/___ Ass. avaliador __________________.
2º dia de inspeção__________________________ 150 pontos
Data da inspeção___/___/___ Ass. avaliador __________________.
3º dia de inspeção__________________________ 150 pontos
Data da inspeção___/___/___ Ass. avaliador __________________.
4º dia de inspeção__________________________ 150 pontos
Data da inspeção___/___/___ Ass. avaliador __________________.
Pontos possíveis 600 pontos
Pontos alcançados ______________ pontos
_____________________________
Assinatura Regional
Ordem Unida
Apresentar os comandos básicos: ( De 3 a 5 minutos)
FORMAÇÃO.
COBRIR.
FIRME.
DESCANSAR.
SENTIDO.
FRENTE PRA DIREITA.
FRENTE PRA ESQUERDA.
FRENTE A RETAGUARDA.
DIREITA VOLVER.
ESQUERDA VOLVER.
MEIA VOLTA VOLVER.
MARCAR PASSO
AUTO.
EM FRENTE.
EVOLUÇÃO (criativa e dentro dos princípios).
CAPITÃES (Observar os movimentos dos bandeirins).
GRITO DE GUERRA.
FORA DE FORMA.
INSTRUTOR (postura e voz de comando).
UNIFORME.
Pontos possíveis 150 Pontos
Data ___/___/___ Ass. avaliador __________________.
Pontos alcançados ______________ pontos
_____________________________
Assinatura Regional
Pontualidade nas Atividades
O(a) diretor(a) é responsável pelos horários das programações e deve apresentar seu Clube a tempo. É obrigatória a presença a todas as reuniões e/ou atividades. O Clube que estiver circulando fora do horário previsto será notificado pela segurança tendo demérito na pontuação de ¼ dos pontos. Havendo reincidência 50% dos pontos. A terceira vez será comunicado à Administração do Campori com perda de 100% dos pontos e para outras providências.
Em cada programação/cultos a serem feitos na capela será atribuído pontos sobre a chegada de cada clube em relação à pontualidade.
Pontuação:
Quinta-feira
1ª programação/culto__________________________ 50 pontos
Data da inspeção___/___/___ Ass. avaliador __________________.
sexta-feira
1ª programação/culto__________________________ 50 pontos
Data da inspeção___/___/___ Ass. avaliador __________________.
2ª programação/culto__________________________ 50 pontos
Data da inspeção___/___/___ Ass. avaliador __________________.
Sábado
1ª programação/culto__________________________ 50 pontos
Data da inspeção___/___/___ Ass. avaliador __________________.
2ª programação/culto__________________________ 50 pontos
Data da inspeção___/___/___ Ass. avaliador __________________.
3ª programação/culto__________________________ 50 pontos
Data da inspeção___/___/___ Ass. avaliador __________________.
domingo
1ª programação/culto__________________________ 50 pontos
Data da inspeção ___/___/___ Ass. avaliador __________________.
Pontos possíveis 350 pontos
Pontos alcançados ______________ pontos
_____________________________
Assinatura Regional
Portal
Umas das coisas que mais chamam a atenção de todos no Campori são os portais. O portal é a cara do clube. É a grande marca de um clube no Campori. O portal não precisa ser de grandes proporções para ser considerado um bom portal, mas precisa ser rico em detalhes que possam apresentar de forma clara as características do clube. No I Campori Regional Sioux & Apaches será permitido fazer o seu portal com até 3 metros de altura. Para portais com altura superior a 3 metros, favor em caminhar projeto do portal,devidamente assinado por um responsável técnico, para o seguinte E-mail: regiaosioux@hotmail.com em anexo, para aprovação por parte da administração do Campori.
Pontos possíveis 150 Pontos
Data da inspeção___/___/___ Ass. avaliador __________________.
Pontos alcançados ______________ pontos
_____________________________
Assinatura Regional
Teremos um CONCURSO DE PORTAL. Será avaliado o portal mais bonito, bem feito, com mais detalhes, amaras, nós etc.
O portal campeão ganhará um lindo troféu do I Campori Regional Sioux & Apaches “Jesus Ama Você”.
Área do Acampamento
Ter na área de acampamento: demarcação; local para estender roupa molhada; local para sapatos; local para lixo; mastros para as bandeiras (Brasil, Estado, Desbravadores e a Bandeira do Clube); os bandeirins deverão ser expostos no portal de forma criativa e fácil de retirar quando necessário. Barracas montadas de forma organizada e alinhadas; lona plástica resistente maior do que a barraca para todas elas, caso chuva pesada e longa.
Pontuação proporcional aos acertos.
Pontos possíveis 200 Pontos
Data da inspeção___/___/___ Ass. avaliador __________________.
Pontos alcançados ______________ pontos
_____________________________
Assinatura Regional
Iremos realizar no Campori um shou de calouros, o melhor colocado receberá um premio. Portanto, se prepare! E mostre o seu talento!!!
Avaliação Final
Trimestralidade-----------------------------------------------100
Secretária------------------------------------------------------100
Planejamento--------------------------------------------------100
Região---------------------------------------------------------100
Aceitação de Lenço------------------------------------------100
Classes---------------------------------------------------------250
Especialidades------------------------------------------------100
Capelania------------------------------------------------------100
Ano Bíblico---------------------------------------------------100
Batismo de primavera---------------------------------------200
Batismo no Campori-----------------------------------------500
Acampamento------------------------------------------------100
Quadro de Nós------------------------------------------------100
Ação Social---------------------------------------------------500
Saúde-----------------------------------------------------------100
Uniforme de Gala--------------------------------------------100
Uniforme de Atividades-------------------------------------100
Inspeção de Cozinha-----------------------------------------600
Ordem Unida-----------------------------------------------150
Pontualidade nas Atividades--------------------------------350
Portal-----------------------------------------------------------150
Área do Acampamento--------------------------------------200
Pontos possíveis 4300 Pontos
Data ___/___/___
Ass. avaliador __________________.
Pontos alcançados ______________ pontos
_____________________________
Assinatura Regional

sexta-feira, 5 de julho de 2013

OFICINA DA BÍBLIA


OFICINA DA BÍBLIA
(Nossas atividades & Bíblia)

Objetivo: Despertar o interesse pela Bíblia. Resgatar o ano Bíblico. Qualquer instrução, especialidade deve ter uma associação, lição espiritual - a parte mais importante do triângulo.

1. Nós e cordas.
Que pessoas na Bíblia usaram corda? (Unidades pesquisarem)
a. A corda do mal (Prov. 5:22). Ir enrolando a pessoa até envolvê-lo todo. Ao chegar ao pescoço, fazer um nó corrediço ou de forca. Agora é só uma questão de tempo e o tapete será puxado, como o foi com Judas.
Brincar: condescender com o pecado é ir se enrolando na corda do mal.
b. Deus pode livrar do laço do passarinheiro (corrediço). (Sal 91:3)
c. Deus ou desata o nó ou corta a corda do mal. (Sal. 129:4)
d. (Os. 11:4) A corda de Deus chega até onde você está, ao poço mais fundo, e resgata você de lá. (Usar um nó de resgate).
e. O nó da união (escota). Une cordas de bitolas e cores diferentes. Distribuir várias entre eles e cada um une sua corda na do vizinho.

2. Uniforme.
a. Roupa (Num 15:38) - Todos usariam uma barra azul no roupão. Identidade, único povo com essa característica.
b. Aparência pessoal (Lev. 19:27) – Barba e cabelos iguais.
c. Para fazer diferença dos pagãos. (Jer. 9:26)
De longe um israelita seria identificado como do povo de Deus. Identificado é diferente de confundido. Ser diferente ou semelhante aos pagãos?

3. Excursionismo com mochila.
a. Quais as pessoas na Bíblia que fizeram grandes caminhadas?
b. Primeira grande caminhada do povo de Deus. (Ex. 12)
c. Equipamentos – duas coisas sempre acontecem: esquecer algo ou levar coisas desnecessárias.
d. (Ex. 12:11) – De mochila pronta para Canaã. Como está sua bagagem?
Não está esquecendo nada? Três coisas que podem estar faltando:
Não existe coisa demais? O que está demais, o que deve ser tirado?

4. Ordem Unida.
a. (Num. 10) - As duas trombetas de prata. Unidades tentarem entender os toques e comandos.
b. Que povo usava isto? O povo de Deus foi o primeiro.
c. Exércitos copiaram da Bíblia.
d. O povo de Deus centenas de anos na frente.
e. Seguir a orientação, o comando de Deus, é ser cidadão do futuro, é ser o melhor. Imagine as vantagens do sistema numa guerra, num evento com muita gente...

5. Arte de Acampar.
a. Acampamento de Israel. Lugar específico para cada tribo.
Que tribos ficavam ao Norte, ao Sul, ao Oriente (Leste) ao Ocidente (Oeste)? Abrir em Num cap. 2 e organizar um mapa do grande acampamento orientado por Deus.
b. Higiene no acampamento. (Deut. 23: 12-14).
c. Tarefas das três equipes: Gerson, Coate e Merari.
O que faziam, que material levavam e montavam? Tarefa para Unidades..
d. Detalhe importante: O santuário (tenda) era montado sempre com a porta, o pátio para o Leste (Oriente) (Num.3:23,38) . Leste é o nascente do sol. Deus queria seu povo adorando de costa para o sol. O sol era o ídolo mais adorado da época. Quais os ídolos mais fortes hoje? Você tem se aproximado, ficado de frente ou de costas para eles?

6. O Fogo. (Lições de liderança e vida) (João 15: 4,5).
a. O mínimo básico de organização, planejamento, esquema de ação.
b. Trabalho em equipe. Delegar, aceitar ideias e modos, tolerância...
c. Pioneirismo – quebrando paradigmas (sem fósforo), ser diferente é fácil? Fazer igual aos outros, ir com a maioria, seguir X ser autêntico.
d. Queima X não queima. (Galho seco X galho verde) colocar os dois no fogo por alguns segundos e mostrar os resultados.
e. O dia do fogo (Mal. 4:1). Esse planeta não vai terminar em pizza. Para o fogo ou para a eternidade?



Sábado no Acampamento.

O Sábado é um “deleitoso e santo dia”... mas será que os menores pensam assim? Muitos pais transformaram o Sábado num dia de proibições, encheram o dia de nãos, criaram um clima pesado e criaram uma predisposição negativa sobre o dia do Senhor.
Líder inteligente não proíbe, substitui ou previne. Antes de o grupo pensar em jogar bola ou ir para a farra na cachoeira no sábado, ele já programou um passeio no bosque com caçada bíblica na selva e no retorno ao acampamento, uma caminhada noturna.
Encha seu sábado de sins para evitar dizer nãos. Tenha um bom programa espiritual para o sábado e os desbravadores não terão tempo nem desejo de fazer coisas erradas. Guarde o melhor para o sábado. Jogue forte na programação desse dia. Planeje, discuta, ore. O sábado deve ser o melhor dia, com o melhor programa para sua garotada.

Sugestões para o sábado:
1. Jogos Espirituais
a. Caçada Bíblica (Animais, plantas, alimentos, lugares etc.)
b. Flora e fauna bíblicas. Achar no acampamento e trazer. Ex. Lírio,...
c. Enigmas Bíblicos
d. Futebol sabático. Dois times, uma bola (na mão). Sair a bola é se dirigir ao próxima com uma pergunta bíblica. Se responder certo, pega a bola e parte para o campo adversário. Vai passando (perguntando) até chegar no goleiro, aí usa uma pergunta bem difícil, se ele não souber.... gool. Bola no meio de campo novamente.
e. Quem sou? Unidade fornece características sutis sobre personagem bíblico e o grupo que descobrir primeiro. Ex: Orou para viver e orou para morrer. Cemitério treme, caixão anda e defunto ora. Deus mandou ir pro Norte, ele foi para o Sul. Pagão pede oração, profeta não pode orar... (Jonas)
f. Encenação.Uma unidade encena uma parábola, e quem descobre primeiro ganha algo ou marca pontos....
OBS. Vigie para que o clima seja de respeito com a Bíblia, que não vire competição.

2. Explorando a Natureza: (Lições com elementos da natureza)
Cada unidade saí por determinado tempo no bosque/mata e voltam trazendo algo para o encontro. Devem ter um verso bíblico, uma poesia, uma música pelo grupo, um discorre o tema sobre o achado/lição. Ex: Um parasita, erva daninha, espinho... (pecado) Uma flor, algo belo, (cuidado de Deus), um inseto. Avisar para não matarem insetos ou formigas ao capturá-los.

Atividades para Acampamentos, caminhadas e tardes de Sábado:

1. Em acampamentos:
a. Anotar pios de aves, vozes de animais, sons da floresta e insetos.
b. Observar e anotar pegadas, abrigos (ninhos, buracos,...)
c. Anotar desastres ecológicos, armadilhas, teias, plantas carnívoras.
d. Achados curiosos da natureza dos quais serão tirados lições.
Cada unidade parte numa direção ou trilha com hora marcada para voltar ou se encontrar num ponto marcado da floresta onde acontecerá o culto JÁ. A missão é encontrar coisas interessantes donde se tirará lições espirituais. Em torno do achado a unidade fará uma preleção, uma poesia, uma música pelo grupo, cada um dirá um verso bíblico sobre o assunto. Com tempo marcado para cada unidade.
e. Capacidade de observação:
- Anotarem que aves, animais ou insetos cantam à noite, quais os que cantam ao amanhecer e ao pôr do sol.
- A que horas a maioria das aves começam a cantar?
- Que aves, animais, insetos você viu e é capaz de identificar?
- Quantos tipos de plantas o grupo, ou a pessoa é capaz de identificar?

2. Em caminhadas
a. Fazer um mapinha da trilha, incluindo vegetação, topografia, água e suas impressões sobre os lugares percorridos.
b. Fazer uma pergunta bíblica ou mostrar uma folha que você conhece ao primeiro da fila ou à unidade. Se não souberem, vão para o final da fila.
c. Passar a notícia. Ex. o último dizer maranata, ou vir para frente.

3. Tardes de Sábado. Além do que já foi apresentado:
a. Os nós e a Bíblia: Que unidade consegue achar mais nomes de nós na Bíblia.
b. Pode-se usar a corda e a Bíblia, etc.

Para incentivar o estudo da Bíblia: (curiosidades)

BIBLIA – Concurso
As unidades devem descobrir coisas interessantes ou criar enigmas e com eles desafiarem as outras unidades. Se alguém souber, dividem os pontos, se ninguém conseguir decifrar, a unidade fica com o dobro dos pontos
Enigmas (estão em negrito) valem mais pontos.

Gênesis:
1. Se julgou 70 X mais pecador que Caim. 4:24
2. Galo cantou, e todo mundo ouviu. (arca)
3. Guerra onde morreu ¼ da população do planeta. 4:8
4. Nome da primeira cidade. 4:17
5. Que veio primeiro, a medicina ou a política? 2:21
6. A primeira mentira. 2:4
7. Deus fez a roupa para cobrir, o diabo criou a moda para mostrar . 3:21.
8. Primeira emoção forte que os humanos sentiram após pecar. 3:10 (medo)
9. Estava inventado o raio laser. 3:24.
10. Foi enterrado no seio da mãe. (Adão)
11. Matou um jovem por lhe pisar no pé. 4:23.
12. O primeiro caso de poligamia. 4:19.
13. O homem que inventou a harpa e o órgão. 4:21.
14. Ele era mestre (descobriu?) em ferro e o cobre. 4:22
15. Quais os primeiros animais a saírem da arca após o dilúvio? 8:7,8.
16. Primeira declaração de pena de morte. 9:6
17. Faça a mudança sem saber o endereço. 12:1
18. Mesma mentira duas vezes e seu filho o imitou.. 12:13. e 20:2
19. O que Abraão nunca levava quando mudava? 13:4
20. Por que 400 anos no Egito? 15:16
21. Ela ficava ouvindo conversa de detrás da porta. 18:10.
22. Ela morreu andando para frente e olhando para trás. 19:26.
23. Ali começou a guerra entre árabes e judeus. 21:9
24. Ela saiu de perto para não ver o filho morrer de sede. 21:16
25. Ele só soube o segredo no final da caminhada de 3 dias. 22;9
26. Ele fez os camelos se ajoelharem na hora da oração. 24:11
27. Moça muito disposta acaba arranjando um bom casamento. 21:14.
28. Foi amor a primeira vista. 24:67
29. Após os 100 anos se casou de novo e ainda teve 6 filhos. 25:1,2.
30. Dormiu num travesseiro de pedra. 28:18
31. Sustentaram uma mentira por 20 anos. 37:31
32. Fez um discurso pedindo para ser escravo 44:33.
Patriarca que virou múmia no Egito. 50:2.
33. Plantas devoradoras. 41:7
34. Vegetariano que comeu carne. 41:4.

Êxodo:

35. Ela recebeu salário para criar o próprio filho. 2:9
36. Qual o significado do nome Moisés? 2:10
37 Defendeu a donzela e arranjou um casamento. 2:19
38 Salvou ao fofoqueiro e ele o entregou. 2:14
39. Animal que não nasceu e nem morreu, viveu, e não vive mais. 4:3
40 Porta de água, chave de madeira, , caçador morre e caça foge. 14:16
41. Reclamaram do maná por desejarem que alimento? 16:13
42. O primeiro rei que veio pelejar contra o povo de Deus no deserto? 17:8
43. Descobrir a cruz nas tábuas da lei.
44. Planta que produziu flor e fruto da noite para o dia. Num 17:8

Samuel.
45. Amaldiçoou o rei e ficou de castigo na cidade, saiu e morreu.
46. Mensageiro que chegou sem mensagem.
47. Profeta que despedaçou um rei.

NB. Desafie as unidades para conseguirem, descobrirem, enigmas interessantes durante a semana e trazerem escrito. (valendo pontos...).
A criatividade deles nas histórias da Bíblia.
O uso da Bíblia.
O interesse pela Bíblia.
O estudo da Bíblia.

Pr. Bettero - ARS

PROGRAMA DE ÊXITO: DICAS PARA UM REUNIÃO DE CLUBE




INTRODUÇÃO




Muito têm se perguntado: por quê um programa? Na realidade, esta é a maior necessidade de um clube de Desbravadores.
Alguns diretores, ao saírem para a reunião ainda não sabem o que farão na mesma. Geralmente improvisam, terminam fazendo tudo sozinho sem a participação da Diretoria. Um Clube assim está fadado ao fracasso.
As crianças precisam sentir definição, organização, firmeza e propósito em seus líderes. Qualquer diretoria que se preze deve se apresentar ante o Clube com um programa concreto, alvos estabelecidos, métodos discutidos, rumos definidos.
Programar é prever e dizer com antecedência o que será feito. O programa é um mapa que orienta, uma linha que encurta distâncias e uma alavanca que move! Um programa possibilita estabelecer prioridades. Permite avaliar o que foi feito e o que está em andamento. Une o grupo. Conscientiza, inspira confiança em toda a Igreja e motiva os participantes em geral.
De forma clara e mais simples possível, oferecemos esta pequena apostila esperando que a mesma lhe ajude a montar o programa do seu Clube. Estamos abertos a sugestões. Se você tiver uma idéia que ajude a melhorar este material, entre em contato conosco.
















Por Onde Começar

É fácil organizar um bom programa. Primeiramente você deve responder algumas perguntas simples, e pronto!!! Você já começou!

POR QUÊ realizar tal coisa? (propósito, objetivo).
COMO? (método a ser usado)
QUANDO? (data)
QUEM? (equipe e pessoas envolvidas na execução do programa).
COM QUEM? (meios, finanças)
O QUÊ? (o evento, programa ou trabalho a ser realizado)
ONDE? Local onde será realizado o evento.

A diretoria deve ser convocada, as unidades consultadas e tudo deve ser posto no papel. Algo prático, simples e realizável, mas com algum desafio também. Lembramos que a principal função do Diretor do Clube se resume na sigla P D S.
P LANEJAR
D ELEGAR
S UPERVISIONAR
Planejar é prever com antecedência o que será feito. Delegar é dividir as responsabilidades e a autoridade. É não ficar fazendo tudo sozinho, mas dar uma tarefa para CADA PESSOA da direção. Supervisionar é acompanhar o desenvolvimento do programa, avaliando se tudo está saindo conforme o planejamento e fazer as alterações que se fizerem necessárias.

Montando o Programa

Ao se organizar um programa a diretoria deve considerar alguns fatores:
1. Verificar o que se pretende realizar durante o período
2. Verificar também o que os próprios desbravadores desejam fazer. Usamos por vezes o método de fazer uma pesquisa para “sentir” o que a garotada espera da reunião do Clube. Geralmente prezam muito por programas de ordem sociais e físicas. Você deve mesclar com as atividades espirituais e mentais.
3. Verificar os acontecimentos do calendário da Igreja (denominacional) e o secular (datas comemorativas e feriados). Tais como: Dia do Desbravador, Batismo da Primavera, Dia da Pátria, Dia da Bandeira, Finados e outros.
4. Verificar a época mais propícia para acampamentos (alguns preferem as férias. Meses de janeiro, fevereiro e julho)
5. Lembre-se que os desbravadores apreciam surpresas, variações, realizações, ação e recreação.
6. O programa deve girar em torno das CLASSES REGULARES, CLASSES AVANÇADAS, ESPECIALIDADES SIMPLES E ESPECIAIS. Clube que não trabalha dentro do programa das Classes e Especialidades, pode ser qualquer outra coisa, menos Clube de Desbravadores. Este é o programa principal. Costumo dizer que não precisamos inventar nada, para dar atividade ao Clube, basta trabalhar com as Classes e Especialidades.
7. Consultar o Coordenador Regional, e se possível, Estadual. Eles poderão dar boas sugestões para o programa.
8. Ter em mãos e seguir a programação geral para os desbravadores elaborada pelo campo local (Associação ou Missão). Se possível, ter também em mãos o programa da União.
9. Desenvolver um programa bem equilibrado, não olvidado nenhuma das principais áreas: caráter, projetos missionários e comunitários, habilidade de acampar, natureza, artes manuais, saúde e segurança.
10. Escolher um tema para o ano e/ou para o trimestre.

Quantidade ou qualidade

Já estive em regiões onde os desbravadores se reuniam três vezes por semana. A reunião do domingo, uma no sábado outra no meio da semana. Por outro lado, há clubes que se reúnem apenas aos domingos e de quinze em quinze dias. Qual o melhor? Duas ou doze reuniões por mês? Você já observou a reação dos pais quando o desbravador está constantemente dispensando tempo para o clube? Já percebeu que os que mais se reúnem nem sempre são os que têm resultados mais significativos? Certa feita estive em uma reunião onde foi gasto 45 minutos só para a abertura. Se isso fosse proporcional às outras atividades, este clube precisaria no mínimo de 36 reuniões por mês.

Três em quatro ou seis em oito

Esta é uma sugestão que funciona da seguinte forma: dos quatros domingos do mês, em apenas três deles há reuniões. O 4º seria aquela folga para o desbravador sair com a família, e para a diretoria, especialmente o diretor ter um “time”. Neste domingo, não há atividade relacionada com desbravadores. Não é para reuniões com diretoria, de unidades ou semelhantes. É FOLGA!!
Dos três domingos restantes, dois seriam para reuniões regulares (na sede) e a terceira seria fora do local convencional. Assim haverá possibilidade de oferecer sempre algo novo. Esta reunião é para atividades externas tais como caminhadas, acampamentos, passeios, visitas a museus e zoológicos, etc.
Para a reunião semanal do domingo é aconselhável um período de duas horas, de preferência pela manhã. Voltaremos a isso quando estivermos detalhando o programa da reunião semanal.
E agora? Apenas três reuniões por mês É aqui que estava o segredo, que agora não é mais, porque vou te contar!
Você faz também reuniões aos sábados. No mesmo esquema. Uma folga (deve coincidir com o domingo), duas na sede e uma fora. É claro que o programa do sábado seria diferente! Por exemplo, na reunião externa seria uma boa ocasião para atividades sabáticas tais como recolher e identificar flores, visitar hospitais e asilos, ajudar a distribuir folhetos, e quando não houver uma atividade especial, procure um local com uma linda paisagem onde você pode desenvolver as atividades espirituais das Classes e Especialidades finalizando com aquele pôr-do-sol inesquecível!

Reunião Semanal

O maior desequilíbrio que se tem verificado na reunião semanal é que alguns fazem uma única atividade quando poderiam fazer diversas. Um Clube que se reúne apenas para fazer nó ou só para exercícios de ordem unida ainda não entendeu como funciona o programa semanal. E a situação é mais difícil quando este mesmo Clube faz esta atividade sem direcioná-la para as Classes e Especialidades.
Quando o programa semanal é atraente e descontraído funcionando dentro de um sistema, dificilmente os desbravadores aparecerão só quando houver acampamento ou saídas. Estarão presentes também na reunião semanal. Ademais, é um ótimo antídoto contra possíveis problemas de indisciplina. A sugestão a seguir é fruto mais de experiência do que de leitura.

SEJA PONTUAL ! ! !

Cada um que participará da reunião deverá ter um esboço. O oficial do dia é responsável para controlar o tempo.



Reunião Semanal (domingo) Data ___/___/___

HORA ATIVIDADE RESPONSÁVEL
15´antes Momentos prévios Capitães
09:00 Abertura Oficial do Dia
09:15 Ordem Unida Instrutor (es)
09:30 Cantinho da Unidade Conselheiros
09:50 Programa Principal Instrutor (es)
10:30 Recreação Responsáveis
10:45 Avisos Secretário (a)
10:50 Encerramento Oficial do Dia

Reunião Semanal (sábado) Data ___/___/___

HORA ATIVIDADE RESPONSÁVEL
14:45 Oração Voluntário
14:50 Concurso Bíblico Capelania
15:00 Momento de louvor Capelania ou unidade
15:15 Oração A escolher
15:20 História A escolher
15:30 Classe Bíblica Capelania
15:50 Classes Regulares Monitores
16:05 Jogo Bíblico Indivíduo ou Unidade
16:20 Encerramento Capelania

Conclusão

No espaço para se colocar o responsável por cada atividade é sempre bom colocar o nome da pessoa. Por falar em espaço, é indispensável que aquele que lidera tenha alta consideração às pessoas. Tanto as que serão beneficiadas pelo programa quanto aqueles que fazem acontecê-lo. Confie nelas. Elogie o trabalho que desenvolvem. O objetivo final de todo programa é a salvação de pessoas.
Agora que o programa do Clube já está feito, que tal uma cópia para a Associação/Missão, uma no mural da igreja, uma na sala do clube e outra pra os pais? Assim todos saberão que atividades estão acontecendo nas Reuniões dos Desbravadores, e dirão: “Puxa vida, este ano nosso Clube está organizado! Senti firmeza!”


FONTE
http://www.mjovem.org.br/ja/download/download.php?cod_arquivo=237

UM CLUBE SEM CLASSE NÃO TEM CLASSE


CLUBE SEM CLASSE NÃO TEM CLASSE

Temos visto que grande parte dos clubes de Desbravadores tem dificuldades para cumprir os planos estabelecidos de classes regulares e avançados do currículo do clube. Em muitas situações, até para cumprir as especialidades tem sido difícil. Infelizmente existem clubes que estão dando ênfase somente em ordem unida, recreação ou acampamentos. Essas atividades são fantásticas e importantíssimas, mas não podem ser as únicas atividades realizadas no clube.
O reflexo desse problema de não cumprir as classes e especialidades é a falta de líderes capacitados e conhecedores do programa do clube em alguns lugares. Alguns passam grande parte de sua vida no clube, chegam aos 16 ou 18 anos e logo vão iniciar as classes agrupadas. O ideal é seguir com o programa normal de cumprimento das classes e especialidades.
Queremos motivar os líderes a cumprir as classes e especialidades. Por isso, o lema: “Clube sem classe não tem classe”. O clube que não cumpre as classes fica duplamente desclassificado. As classes precisam ser feitas, e bem feitas. Ninguém deve ter pins em seu bolso que não foram conquistados com honestidade e trabalho, assim como não é correto um desbravador permanecer no clube sem estar cumprindo suas classes e especialidades.
Ao traçar seu planejamento, a direção deve ter como primeira preocupação atender aos requisitos das classes segundo a idade dos desbravadores de seu clube. As classes e especialidades são a base da programação geral do clube, e não uma alternativa. Só para recordar, veja o quadro abaixo:

IDADE CLASSE REGULAR CLASSE AVANÇADA
10 ANOS Amigo Amigo da Natureza
11 ANOS Companheiro Companheiro de Excursão
12 ANOS Pesquisador Pesquisador de Campos e Bosques
13 ANOS Pioneiro Pioneiro de novas fronteiras
14 ANOS Excursionista Excursionista na mata
15 ANOS Guia Guia de Exploração
16 ANOS Líder
18 ANOS Líder Master
20 ANOS Líder Master Avançado

Se o clube tem dificuldade de seguir o programa por idade, pode-se criar um sistema alternativo, que seria feito por unidade. O conselheiro tem que acompanhar os desbravadores no cumprimento de suas classes e especialidades. Para que tudo aconteça perfeitamente, é necessário que cada clube tenha seu espaço, e é dentro desse espaço que o conselheiro ou instrutor dará as classes aos desbravadores.
Outro ponto que deve ser ressaltado é o fato de que no programa do clube, as datas de cerimônia de investidura devem ser marcadas e divulgadas previamente para que todos se preparem com antecipação e sem apuros. O recomendável é que a primeira investidura do ano seja no Dia do Desbravador, para que essa data possa marcar a vida do Desbravador de forma especial. O clube não deveria fazer mais do que três investiduras no ano, mas o ideal é que se fizessem somente duas, para que a cerimônia não acabe se tornando uma programação normal. As crianças precisam sonhar e esperar por essa data com ansiedade.
Para cada classe, o desbravador deve apresentar todo o seu material em uma pasta. Ao concluir a última classe, todos devem ter o material de todas as classes. Não é necessário que o clube tenha o material de cada desbravador em um arquivo. Na secretaria do clube, deve haver apenas uma ficha de controle contendo o nome de cada desbravador e suas classes conquistadas, com data, dados da cerimônia, etc.
O coordenador distrital ou regional é o responsável por todas as investiduras dos clubes de seu distrito. Nenhum diretor deve executar uma programação de investidura sem o conhecimento de seu coordenador ou Pastor. Somente líderes maiores investidos poderão oficiar a cerimônia de investidura. Quando a investidura for de líderes maiores, todo o processo deve ser feito com o Departamental do campo. Ninguém pode oficiar uma investidura de líder maior sem o conhecimento e autorização do Departamental.
As investiduras deverão ser sempre cerimônias muito especiais. Não podem ser um simples programa dentro de um culto jovem ou reunião normal do Clube. Podem consultar o manual de ordem unida e cerimônias para despertar algumas ideias. Para que a cerimônia seja especial, é importante que exista: fogo (tochas), luzes, bandeiras, decoração especial, exposições, boa música, e que tudo seja preparado e ensaiado com cuidado. Não devemos esquecer de fazer uma boa divulgação do programa.
Como última informação, devemos lembrar que a investidura de Líder está sob a responsabilidade da Associação. A investidura de Líder Master é de responsabilidade da União, e a investidura de Líder Master Avançado é de responsabilidade da Divisão Sul Americana. Os aspirantes devem enviar suas pastas para revisão e avaliação com pelo menos três meses de antecedência, para que os Departamentais tenham tempo de revisá-las e autorizar a investidura. Nestas classes de liderança e também nas classes regulares o aspirante não necessita trazer outro documento além do que foi requisitado. Não deve ser inventado qualquer outro teste para que seja aprovado. Em todas as cerimônias de investidura, o líder mais graduado deverá fazer um voto de compromisso com os que estão recebendo seus emblemas ou pins. Este mesmo líder declara aberta e encerrada a cerimônia.
Jamais se esqueçam: “Clube sem classe não tem classe”.


FONTE
http://www.mjovem.org.br/ja/download/download.php?cod_arquivo=232

Hospedando Anjos Sem Saber

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Clipe Gospel Salmo 91 (Esconderijo - Daniel Ludtke, Salmos)

Toma o Meu Coração - Prisma Brasil