Cruzeiro do Sul

Cruzeiro do Sul
Astronomia

segunda-feira, 8 de julho de 2013

DICAS DE ORDEM UNIDA E A ESPECIALIDADE


A especialidade de ordem unida pede:

1 - Explicar 5 objetivos ou mais da Ordem Unida
Apresentar os Desbravadores
Deslocar em perfeita ordem
Desenvolver Reflexos e Disciplina
Promover atividade de recreação Sadia
Desenvolver o trabalho em equipe.

2 - Definir alguns termos usados na Ordem Unida
Formação - É a disposição regular dos desbravadores em linha ou coluna.
Linha - É a disposição de desbravadores um ao lado do outro.
Fileira - É a formação de linha, mas todos voltados para a mesma frente.
Intervalo - É o espaço entre dois desbravadores da mesma fileira.
Coluna - É a disposição de desbravadores um atrás do outro independente da distância.
Fila - É a coluna organizada.
Distância - É o espaço entre dois desbravadores, quando um está atrás do outro.
Cobrir - Comando dado para tomar a correta distância, esticando a mão esquerda próxima ao ombro do desbravador da frente.
Base - É o desbravador que fica na frente da coluna da direita. A marcha será regulada por ele.
Cadência - É o número de passos executados por minuto nas marchas em passo acelerado e passo ordinário.

3 - Explicar as ações de cada uma das ordens a seguir:
Atenção, Descansar - Comando de alerta para os desbravadores que estão na posição de SENTIDO ou A VONTADE entrarem na posição de DESCANSAR, onde a mão esquerda segura o punho direito atrás das costas e o pé esquerdo afasta-se cerca de 50cm.
Marcar Passo, Passo Acelerado, Sem Cadência - Comando que os desbravadores executam a partir da posição SENTIDO ou em MARCHA, mantendo a mesma cadência da marcha ordinária porém sem sair do lugar, depois rompem marcha acelerada e depois do comando SEM CADÊNCIA, não respeita-se mais a quantidade de passos por minuto do passo ordinário nem do passo acelerado.
Continência, Apresentar armas - Pelo manual do exército brasileiro, ao comando de APRESENTAR ARMAS, a pessoa presta continência dobrando o cotovelo e encostando a ponta do dedo indicador e do dedo médio na fronte pelo lado direito.
Frente para a Direita/Esquerda, Coluna à Direita/Esquerda - Na posição de descansar o desbravador sá um salto, sem juntar os pé ou soltar as mãos e vai para a posição ordenada. *** Vamos consultar o significado da segunda parte e atualizaremos esta informação***.
4 - Executar corretamente os movimentos básicos a seguir:
Alto - parar a marcha ou passo indo para a posição de sentido. O instrutor dará o comando quando o pé esquerdo estiver no chão, então o pé direito toca o chão e levanta novamente (1° passo) o pé esquerdo toca o chão e fica (2° passo) o pé direito junta-se com o pé esquerdo e as mãos batem na perna no mesmo instante (3° passo).
Descansar - segurar o punho direito com a mão esquerda nas costas e deslocar a perna esquerda cerca de 50cm.
Esquerda Volver - na posição de sentido, levantar a ponta do pé esquerdo e o calcanhar direito e girar os apoios dos pés no chão para a esquerda e trazendo o pé direito junto ao esquerdo voltando para a posição de sentido.
Direita Volver - fazer o procedimento invertido de esquerda volver.
Apresentar Armas - ***Não sei se é padrão, mas faço: Bíblia com a mão esquerda no meio do peito e mão direita prestando continência***.
Posição para Oração - Na posição de descansar, a mão esquerda segura o punho direito pela frente. Na posição de sentido faz-se mesmo procedimento com as mãos.
Olhar para a Direita - Girar apenas a cabeça para o lado direito.
Olhar para a Esquerda - Girar apenas a cabeça para o lado esquerdo.
Meia volta Volver - na posição de sentido, levantar a ponta do pé esquerdo e o calcanhar direito e girar os apoios dos pés no chão pela esquerda e movimentando o pé direito junto ao esquerdo voltando para a posição de sentido.
Frente para a retaguarda - Na posição de descansar, dar um salto mantendo a abertura da perna e não soltando as mãos, girando o corpo para trás sempre pela esquerda. Ao tocar o chão solta o grito: RÁ.
Prestar Continência - Braço direito, dobrando o cotovelo e encostando a ponta do dedo indicador e do dedo médio na fronte pelo lado direito.
Fora de Forma - Rompe a marcha com o pé esquerdo e sair da formação bem rápido gritando o nome do clube ou unidade.

5 - Executar corretamente os movimentos a seguir:
Marcar Passo - Marchar no mesmo local, começando pelo pé esquerdo (116 passos por minuto).
Em frente Marche - Romper marcha pelo pé esquerdo, com passo ordinário (116 passos por minuto).
Pela direita contra/Marcha - *** Vou pesquisar ***
Pela esquerda contra/Marcha - *** Vou Pesquisar ***
Coluna Direita (Com coluna de 3 ou 4) - *** Vou pesquisar - A formação vai girando para o lado desejado, mantendo o alinhamento sendo que o ultimo desbravador da coluna da direita fica marcando passo, apenas girando o corpo de acordo com o andar da formação.
Coluna Esquerda - *** Vou pesquisar - A formação vai girando para o lado desejado, mantendo o alinhamento sendo que o ultimo desbravador da coluna da esquerda fica marcando passo, apenas girando o corpo de acordo com o andar da formação.
Marchar para trás - Os passos da marcha são executados de ré.
Alto - mesmo procedimento do item 4.

6 - Explicar e demonstrar como usar, exibir e cuidar da bandeira nacional, incluindo como dobrá-la adequadamente.
A bandeira nacional deve ser hasteada de manhã e se não houver iluminação noturna ela deve ser arriada à tarde. Devem estar em condições adequadas para serem exibidas. Podem ser colocadas a frente do pelotão em desfiles, sendo a do Brasil na frente. Desfraldada sobre a cabeça de uma autoridade em reuniões em lugares fechados. A bandeira do Brasil deve estar sempre ao centro quando disposta com outras ou à frente em locais que passe apenas uma delas, se estiver em mastros deve estar acima das outras ou, no mínimo, na mesma altura, se disposta com mais uma apenas, deve ficar a direita.
Dobra-se da seguinte maneira:

Nenhum comentário:

Postar um comentário